Pular para o conteúdo

Pode o fracasso ser o caminho mais rápido para o sucesso?

homem-infeliz-na-mesa_256588-1645

 

Se você tivesse o super poder de afastar o fracasso do seu negócio, você o faria? 

Por um momento, pare, reflita e faça uma lista de algumas coisas que você FARIA (não coisas que você PODERIA fazer, mas que você realmente FARIA) se seu sucesso fosse totalmente garantido. Em quantas coisas você conseguiu pensar? Em duas? Três? Mais?

  • Você ligaria para os principais clientes de seu concorrente na tentativa de atraí-los?
  • Você diria àquele cliente que toma uma quantidade absurda do seu tempo que ele deveria ampliar o volume de negócios com você, ou você não poderia mais dedicar a mesma atenção a ele?
  • Você agendaria uma reunião com seus dez principais clientes com o único propósito de mapear potenciais clientes a quem eles poderiam te referenciar?

Tirando a possibilidade do fracasso que seu super poder lhe conferiu, não há praticamente nada que você não tentaria fazer, uma vez afastada definitivamente a sombra do fracasso. 

Mas no mundo dos negócios não existem super poderes e compreender que o fracasso é parte inerente da experiência humana, é mais importante do que buscar soluções mágicas para afastá-lo. Ao longo da vida, quem ainda não fracassou, fracassará em alguma coisa, ou talvez em muitas. 

É muitas vezes pelo medo de fracassar, de fazer escolhas e tomar decisões erradas, que não se toma decisão nenhuma - estratégia de resultados duplamente negativo. O primeiro resultado negativo é o mais óbvio, é perder a oportunidade de obter sucesso. O segundo é a oportunidade de aprender com uma tentativa “fracassada” o que ela tem de melhor a nos ensinar, o valioso conhecimento que geralmente surge de tentativas que não alcançam os resultados desejados. É no fracasso que geralmente frutificam grandes feitos. 

Compreender o fracasso enquanto inerente à experiência humana é compreender que o verdadeiro desafio na vida não é tomar as decisões e atitudes corretas todo o tempo. Pelo contrário, o desafio é, na verdade, tomar decisões e saber aceitar, contornar e aprender com os resultados decorrentes delas, sejam positivos, ou não. David Sandler disse uma vez “Não existe status quo”, com essa afirmação nos explica que ou se está agindo e ganhando espaço no mercado, mesmo que por vezes se frustrando, ou se está parado e perdendo terreno para aqueles que estão agindo e obtendo sucesso.