Blog Sandler

Superando a Desmotivação no Trabalho: Estratégias para Engajar Equipes

Written by Carlo Hauschild | Feb 12, 2025 1:43:41 PM

 

São diversos os fatores que envolvem a desmotivação no trabalho, em geral, os sinais mais comumente elencados são a insatisfação, a frustração ou falta de propósito. Em geral, esses sentimentos podem ser contornados por estratégias de gestão que levem em conta em seu planejamento estratégico as contribuições e potencialidades de sua equipe, a envolvendo desde o início, em toda a cadeia produtiva.
 
Além de envolver sua equipe, desde o início, no planejamento estratégico, o treinamento e desenvolvimento de pessoal e o investimento de tempo no alinhamento dos times, são ações fundamentais para se contornar os sintomas de desmotivação no trabalho. Articuladas, essas ações ajudam a aplacar o sentimento de falta de reconhecimento, de descontentamento com o ambiente de trabalho, de sobrecarga, e de falta de propósito em sua equipe, produzindo um ambiente mais engajado. 
 
Engajar para motivar
 
Quando falamos em engajamento, é muito comum que se pense que uma equipe engajada é aquela em estado permanente de alerta. Uma equipe que produz mais e melhor, em menor tempo, com a mais racional mobilização dos recursos e estratégias disponíveis. No entanto, uma gestão que tenha como foco exclusivamente os procedimentos e processos, sem levar em conta o recurso humano de sua equipe é, na verdade, fonte de desmotivação no trabalho e não de engajamento. 
 
No tempo das tecnologias digitais, algumas palavras e conceitos são tão repetidos que tem seu conteúdo esvaziado, se tornando um jargão vazio de sentido. Engajamento é um bom exemplo dessa dinâmica. Em poucos minutos navegando pelas redes somos inundados por conteúdos com fórmulas mágicas para se alcançar o tão aludido engajamento. Quando mergulhado nesses conteúdos, melhor mesmo é dar um passo atrás: antes de se buscar a melhor maneira de produzir engajamento, é fundamental que se tenha claro o que se compreende por engajar. 
 
Engajamento: recursos humanos como fonte de valor
 
Vivemos na era da informação, o que significa dizer que, independente do produto ou serviço que se venda, é no recurso humano de sua equipe que se encontra a principal fonte para a prosperidade de seu negócio. Um novo produto ou serviço, ou uma versão atualizada deles surgem a cada minuto. A capacidade de criar soluções criativas e inovadoras que atraiam a atenção da clientela, a convidando a permanecer e consumir, é que pode diferenciar seu negócio nesta era, ao mesmo tempo em que é o melhor antídoto contra a desmotivação de sua equipe. 
 
Uma equipe engajada na construção de soluções criativas e inovadoras é uma equipe com profundo senso de pertencimento em relação às missões e valores da empresa. O engajamento é o resultado que se alcança quando, ao se verem refletidos em seu trabalho, uma equipe se sente conectada em relação a uma atividade ou objetivo. O engajamento dos funcionários mede o nível de dedicação, motivação e alinhamento com os objetivos da empresa, ampliando a motivação no trabalho e a lucratividade de seu negócio. 
 
Conclusão:
 
Trabalhar mais nem sempre é a fórmula adequada para alcançar as metas de um negócio, podendo, inclusive, impactar negativamente na motivação de sua equipe. Desenvolver o senso de pertencimento de sua equipe com as missões e valores de sua empresa é produzir um ecossistema onde se trabalha melhor, o que de fato pode diferenciar seu negócio. Mobilizar os recursos humanos com prioridade em seu plano de gestão é, ao mesmo tempo, criar meios para superar a desmotivação dos colaboradores no trabalho, e de colocar todo esse capital humano, fonte de valor inesgotável, à serviço do desenvolvimento sustentável de seu negócio.