“Mais” é sempre melhor?

Muitos são os âmbitos e aspectos de nossa vida privada onde, perguntados se mais seria melhor, responderíamos sem muito refletir que “Sim!”. Quem não se felicitaria com mais amigos, mais dinheiro, mais tempo de lazer e viagens? Não nos faltam exemplos para ilustrar como, muitas vezes, em nossa vida privada, mais pode ser muito melhor.
E quando se trata de construir e ampliar seu negócio, “mais é sempre melhor?”. É comum, no meio corporativo, respondermos “sim” a essa pergunta principalmente quando pensamos, por exemplo, em desenvolvimento técnico ou em algum novo e “infalível” processo de captação de clientela.
Você precisa do software de CRM mais novo e mais abrangente, que não só permita registrar, mas também organizar, definir prioridades e analisar toda e qualquer informação de todos os contatos e clientes? Você precisa de um programa de marketing de ponta que leve a sua mensagem para um grupo de pessoas escolhido cientificamente, de maneira precisa, em algum momento predeterminado?
A resposta mais esperada para todas essas perguntas é um sonoro “sim”, no entanto, respondê-las passa pela necessidade de refletir se os negócios que incorporam aos seus processos produtivos o melhor e mais atualizado em termos de tecnologia e processos de gestão, como nos exemplos acima citado, alcançam os melhores resultados em termos de crescimento sustentável e disputa de mercado? A resposta pode surpreender, mas ao invés de vantagens e benefícios, o “melhor e mais recente” pode atrapalhar sua produtividade e progresso final.
Se preocupar com novos recursos para facilitar o trabalho e torná-lo mais eficaz e eficiente é sem dúvidas fundamental, mas essa preocupação não pode se sobrepor ao que realmente necessita ser feito. Desviar o foco na busca por inovação é uma forma de procrastinação que exerce enorme impacto negativo nos negócios.
Alcançar bons resultados e ampliar seu negócio é, com os recursos que já se tem disponível, resolver os problemas que venham a surgir e atingir as metas estabelecidas. É esse o fundamento do bom planejamento estratégico: identificar a natureza dos obstáculos colocados entre você e suas metas e mobilizar os meios e habilidades necessários para contorná-los e superá-los.
Cada novidade em termos de tecnologia e gestão traz consigo a promessa de nos levar a alcançar resultados incomparáveis. No fim das contas, seu sucesso não depende de uma nova tecnologia, de um novo programa de computador, de um novo processo de marketing ou de um novo sistema de acompanhamento de vendas. Mais valor tem sua determinação para fazer o que é preciso, e a disposição de fazê-lo com o melhor de suas próprias habilidades.